Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de julho de 2010

ALFABETIZAÇÃO POLÍTICA EM DUQUE DE CAXIAS

No último sábado os alunos do pré vestibular social em Corte Oito, Duque de Caxias, tiveram mais uma aula do curso de Alfabetização Política, ministrada dentro do conteúdo de Cultura e Cidadania do pré. Neste encontro, o assunto abordado foram os sistemas de votação Majoritária e Proporcional, onde todos puderam entender como esses sistemas funcionam, quem são os agentes eleitos por eles e tiveram contato como noções importantes da política como o entendimento de que as cadeiras disponíveis no Executivo e no Legislativo pertencem aos partidos e não aos políticos, como, usualmente costumamos interpretar.
Outra dúvida recorrente, que foi esclarecida no evento, é a questão sobre a situação eleitoral em que um candidato a cargo do Legislativo que se elege por sistema proporcional ocupe uma cadeira ainda que receba menos votos que um concorrente ao mesmo cargo. Ao contrário do que naturalmente interpretamos, não há nisso qualquer "injustiça", mas, sim a observância da lei e do sistema eleitoral que, como mencionamos acima, determina que as cadeiras pertencem aos políticos e não a candidatos.
Daqui a duas semana rola um novo encontro e a galera do pré vestibular certamente chegará às urnas em outubro próximo sabendo exatamente o que fazer, em condições melhores de fazer suas escolhas política e, mais importante, sabendo exatamente como acompanhar os candidatos em quem votar e que atitudes poderá tomar para fazer valer seus direitos de cidadão.
É o Alfabetização Política levando ao cidadão o aquilo que a qualquer ser humano é mais valioso: o conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário