Pesquisar este blog

sábado, 3 de julho de 2010

SHOW DOS MILHÕES

Aquele que souber a resposta...

Ano eleitoral... aquele negócio; começam a aparecer obras por todos os lados. Em Duque de Caxias essa relação carrega uma outra incógnita. Quantos custam as obras que estão sendo realizadas na cidade? O caríssimo leitor ou a caríssima leitora saberia responder?
A nova onda da cidade são as tais "calçadas da cidadania". Antes um hiato para esclarecimento, não tenho nada contra a troca de calçadas, mesmo porque as nossas eram realmente ridículas, velhas e perigosas (cheias de ondulações, buracos, etc.). Entretanto, não chega a ser irônica que a denominação do novo calçamento faça clara referência a cidadania quando os pés que as pisam conduzem os olhos e as mentes - e, é claro, as vozes - que não recebem qualquer informação sobre a quantidade de reais está sendo despejada nessa nova febre duquecaxiense (a propósito, as calçadas são feias pra caramba!). Alguém precisa avisar ao governo da cidade que transparência é mais sinônimo de cidadania do que calçada. Já pensou, caro amigo leitor, cara amiga leitora, se essa onda pega.
Mal comparando, me lembra uma passagem da história Machadiana em que Bentinho declara que ele publicava com seu silêncio o que Capitu escondia com suas palavras; e depois de tudo o primeiro ainda ruminou até o final da vida a desconfiança da traição da segunda. É nosso governo machadiano oferecendo com tijolinhos sob pés o que nega com falta de transparência: cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário